Maria Amélia Vieira foto
GALERIA
Maria Amélia Vieira

As obras da artista visual Maria Amélia Vieira sempre buscaram o diálogo entre a arte erudita e a arte popular. Desde a década de 1980, quando começou como artista, fazia uma técnica mista.
Iniciou na colagem, passou pela pintura, pelo desenho e pelo papel. Chegou às telas com a tinta acrílica, depois incorporou a cerâmica em seu universo de trabalho, mas fincou os pés e as mãos na arte popular, no sentido da técnica e da prática.
A arte em Alagoas só deve ser contada se incluir um reconhecimento imenso, gigante, para Maria Amélia e seu marido Dalton Costa, figuras estratégicas desta resiliência que é o fazer da arte.
Com o passar dos anos, Maria Amélia ficou conhecida como a “guardiã” da cultura popular alagoana, descobrindo novos talentos dessa arte e abrindo sua galeria Karandash de Arte Popular e Contemporânea.
Os projetos “Tecendo a Manhã” e o barco-museu no “Balanço das Águas”, os quais levam à crianças, jovens, escultores, artesãos e bordadeiras de povoados às margens do rio São Francisco a oportunidade de obterem novos conhecimentos artísticos, definitivamente, é máximo.

    ACERVO